CONGREGAÇÃO NA SERRA DE ARATUBA
UM POUCO SOBRE A CIDADE
O topônimo Aratuba tem origem na língua tupi. Significa "ajuntamento de pássaros", através da junção dos termos gûyrá("pássaro") e tyba ("ajuntamento")6 .
História
As terras nos arredores de Aratuba eram habitadam por índios de origem tupi-guarani, como os canindés. .
Sua formação como núcleo urbano aconteceu lentamente a partir do século XVIII, com as catequeses dos jesuítas e com pessoas oriundas de Baturité e de outras regiões, notadamente do semiárido cearense, atraídos pelo clima e condições frutícolas.
Sua denominação original era Coité, depois Santos Dumont e, desde 1950, Aratuba.
Referindo-se a Aratuba, o historiador cearense Gustavo Braga disse: "Suas cachoeiras e sua paisagem bucólica são locais de lazer para uma profunda reflexão de vida".
Geografia
Clima
Tropical quente úmido na porção norte e tropical quente úmido no resto do território com pluviometria média de 1737 milímetros anuais e chuvas concentradas de janeiro a abril.
Hidrografia e Recursos Hídricos
As fontes de água de Aratuba fazem parte das bacias Metropolitana e do Rio Curu, sendo as principais fontes os rios do Aracaju, dos Tavares, o Rio Putiú (afluente do Rio Aracoiaba) e o Rio Pesqueiro, que deságua no Açude Pesqueiro (com barragem em Capistrano), bem como riachos tais quais o dos Barros, Bom Jardim, do Cedro, Esterteal, Furna da Onça, da Lagoa Nova e Salgadinho .
Relevo e Solos
Aratuba localiza-se no Maciço de Baturité, a uma altura média de novecentos metros acima do nível do mar, possuindo o núcleo urbano mais alto do estado do Ceará (a sede do município localiza-se a 945 metros de altura). Possui relevo bastante acidentado, sendo a principal elevação o Serrote da Benedita.
Vegetação
Subdivisão
Economia
- Agricultura: algodão, banana, arroz, cana-de-açúcar, milho, feijão, frutas e hortaliças.
- Pecuária: bovinos, suínos e avícola.
- Indústria: tem três indústrias, duas de produtos alimentares e uma de bebidas.
Turismo
O ecoturismo é uma importante fonte de renda do município, devido às suas atrações naturais como a Reserva Ecológica de Aratuba e Reserva do Brejo.
Outra atração é a arquitetura da cidade, com os prédios antigos, o Engenho da Pindoba e a mansão da Família Pereira.
Política
A administração municipal localiza-se na sede, Aratuba.
A HISTÓRIA DA IGREJA EM ARATUBA:
No ano de 2010, alguns irmãos da Congregação do Riviera, dirigida na época pelo Ev. Fernando Alves, munidos pelo espírito missionário, desejavam abrir um trabalho que tivesse como foco principal "missão". Depois de algumas conversas e sempre pedindo direção à Deus e coordenados pelo Pr. Presidente do campo, Pr. Luís Félix, decidiram unir o útil ao agradável, pois congregava ali no Riviera, O irmão Flahilton Medeiros. Flahilton, casado com a irmã Elenice, ela natural da Cidade serrana, comentava muito sobre aquela fria cidade e do clima mas fumegante para ouvir a Palavra de Deus. Poucos pontos de pregações e poucas congregações estabelecidas naquela região era a prova de que o Senhor estava lhes incomodando para ir e falar do amor de Cristo Jesus.
No mês de Maio de 2010, ali foi realizado o primeiro culto na residência dos pais da irmã Elenice, onde ficou ali sendo dirigidos os cultos e também como moradia do casal missionário, por quase um ano. Logo depois, a Igreja adquiriu um terreno, comprado para ser construido o Templo. Com a benção do Senhor e a ajuda dos irmãos, em um outro terreno de herança da irmã Elenice, o irmão Flahilton logo conseguiu construir sua casa, onde os cultos foram transferidos para lá, e podendo receber com mais comodidade os irmãos e a caravana da Sede que chega alí uma vez por mês.
No ano de 2014, Pr. Luís, com muita garra e determinação e amor a obra de Deus, começou a construção do templo. As dificuldade foram tamanhas, que até um grave acidente aconteceu em umas de suas viagens, depois de um dia de trabalho na construção, mas Deus que nos guarda, deu um grande livramento ao servo do Senhor, que o prejuízo foi só material, deixando o carro parado por quase um mês. Mas mesmo assim, o Pastor não desistiu da construção, indo para lá de carros emprestados pelo irmãos.
Hoje, graças ao nosso bom Deus o templo está levantado, coberto e com as portas, já abrigando os irmãos que se congregam e os que visitam, e o Senhor já têm salvado e restaurado vidas depois que o templo foi construído.
A Igreja está trabalhando agora em uma Campanha para o término da construção, e logo realizar a tão esperada inauguração. Com certeza esta festa será uma maravilha, pois podemos vêr hoje o empenho do nosso Pastor, do Dirigente atual Pb. João Batista e todos aqueles com colaboram direta, ou indiretamente para o crescimento daquele trabalho.
Um muito obrigado aos irmãos que iniciaram aquela obra, se deslocando para lá para os cultos e visitas, que foi primordial para que o trabalho se estabelecesse, podemos citar aqui: Pr. Luís, que de imediato comprou a idéia, Ir. Benone ( um instrumento na mão de Deus, sempre colaborador e um verdadeiro voluntário), Ir. Samuel Crepaldi e sua esposa Ira. Fátima (hoje morando em São Paulo), Pb. Sérgio e Ev. Daniel Fernandes (sempre pensando naquele trabalho e incentivando a Congregação do Riviera a contribuir com cesta básica mensalmente), ao obreiros da Sede, citamos aqui o Pr. Mundinho e Dc. Francisco, que sempre não mediram esforços para chegar até à Serra, ao Ev. Daniel Rifane e sua esposa Ira. Ana da Tapera, que sempre ajudaram e ajudam este trabalho.
HOJE QUEREMOS FAZER UM CONVITE A VOCÊ QUE LEU UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DESTA OBRA, A VOCÊ QUE AMA A OBRA DE DEUS, PEDIMOS A SUA AJUDA, UMA OFERTA ESPECIAL PARA NOS AJUDAR A TERMINAR O TEMPLO.
NOS AJUDE E FAÇA SUA OFERTA DEPOSITANDO-A NA CONTA A SEGUIR:
BANCO: Bradesco AGÊNCIA: 5304 CONTA CORRENTE: 115-5 FAVORECIDO: Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Iguape
Semear generosamente - 2 Co 9. 6-10.
6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.7 Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.8 E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.9 Como está escrito:"Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados;a sua justiça dura para sempre".10 Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.
Muito obrigado e que o Senhor te recompense:
Ev. Fernando Alves
Em: 09/08/2014
LOCALIZAÇÃO DA CONGREGAÇÃO:
* O Templo da Congregação está localizado na localidade de Sitio Cajueiro, cerca de 6 km da sede do munícipio.


Nenhum comentário:
Postar um comentário